quarta-feira, 21 de maio de 2008

Curva do esquecimento

A curva do esquecimento descreve o quanto somos capazes de reter de informações recém adquiridas. Ela é baseada nas informações adquiridas após uma palestra de 1 hora de duração.


No primeiro dia, no início da palestra, o estudante sabe algo próximo de 0% do assunto ensinado (justificando o motivo pelo qual a curva se inicia no ponto 0). Desse modo, ao final da palestra, ele saberá 100% do assunto ensinado (ao menos saberá o máximo que ele tem condições de aprender, dado o conhecimento prévio sobre o assunto). Assim, após a palestra, a curva chega em seu ponto máximo.

No segundo dia, se o estudante não tiver feito qualquer revisão do assunto (ler, pensar sobre ele, discutir sobre os tópicos aprendidos...) o estudante provavelmente se esquecerá de 50%-80% daquilo que foi aprendido. Perceba que os estudantes se esquecem mais nas primeiras 24 horas após a aquisição do que ao longo de 30 dias. Perceba que ao final dos 30 dias, restarão apenas 2%-3% de toda informação adquirida no primeiro dia. Assim, ao final dos 30 dias, você terá a impressão de que nunca ouviu falar do assunto estudado, precisando estudar tudo desde o inicio.

No entanto, é possível que os estudantes mudem a forma da curva do esquecimento. Nossos cérebros constantemente gravam informações de maneira temporária: conversas no corredor da faculdade, a roupa que você estava usando no dia anterior, o nome de amigos apresentados em uma reunião, a música que acabou de tocar no rádio... No entanto, se você não criar códigos de memória importantes, toda essa informação será descartada. A cada revisão, você cria novos códigos de memória,fixando a informação cada vez mais.

Uma fórmula interessante de revisão seria a seguinte: para cada hora de aula, faça uma revisão de 10 minutos. Observe que essa revisão deve ser feita nas primeiras 24 horas após a aquisição – período em que ocorre maior parte do esquecimento. Essa revisão será o suficiente para “segurar” em sua memória toda a informação aprendida em sala de aula. Uma semana depois (dia 7), para cada hora de aula expositiva, você precisará de apenas 5 minutos para “reativar” o mesmo material, elevando a curva para 100% mais uma vez. Ao final de 30 dias, você precisará de apenas 2-4 minutos para obter novamente os 100% da curva de aprendizagem.

Alguns alunos dizem não ter tempo para esse tipo de revisão. No entanto, nada justifica essa alegação, visto que o maior ganho com as revisões se refere principalmente ao tempo. Se ao longo dos 30 dias, os estudantes não fizerem qualquer tipo de revisão, eles precisarão de mais 50 minutos de estudo para cada hora de aula expositiva. Dado o inevitável acumulo de matéria, provavelmente o aluno dispensará muito mais tempo do que se tivesse simplesmente feito um bom calendário de revisões. A ausência de revisões também comprometerá o fenômeno da reminiscência (abordado anteriormente), já que a memória não costuma funcionar muito bem quando trabalhada com sobrecarga e pouco tempo disponível.

É claro que não existem regras rígidas sobre as revisões, já que essa rigidez esbarra em outras variáveis como diferenças individuais e densidade do material a ser estudado. No entanto, é preciso que você estabeleça um sistema eficiente de revisões caso realmente queira ser academicamente bem sucedido.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá,

Já leu o livro "A Arte de Memória" de Frances Yates? Não ensina nenhuma técnica, mas é uma aula de história sobre essa atividade. Imperdível.

Abraços.

Anônimo disse...

Aula de história sobre técnicas de memorização? E presta?

Anônimo disse...

Aula de história sobre técnicas de memorização e sem ensinar nenhuma delas???

fernandes disse...

É para revisar a aula em 10 minutos. E isso deve ser feito antes de 24 horas. Depois de 7 dias precisaria de 5 minutos. Mas, nesses 7 dias estaria, consecutivamente, revisando 10 minutos a matéria do primeiro dia? Para aí só depois revisar a mesma matéria por 5, depois 2-4 minutos?

Unknown disse...

Fique com dúvidas quanto a revisões para não cair na curva do esquecimento.
Lá diz Dia 1, Dia 2, Dia 7 e Dia 30.

A primeira revisão começa 24 depois de estudar, a segunda +7 dias depois da primeira revisão, a terceira +30 dias depois da segunda, ou seja, perfaz um prazo de 39 dias?

Ou essas revisões ocorrem sempre dentro do prazo de 30 dias?

Fernando Ribeiro disse...

Quando você diz: "Uma semana depois (dia 7), para cada hora de aula expositiva, você precisará de apenas 5 minutos para “reativar” o mesmo material, elevando a curva para 100% mais uma vez. Ao final de 30 dias, você precisará de apenas 2-4 minutos para obter novamente os 100% da curva de aprendizagem",você está considerando que vamos assistir à mesma aula na escola/cursinho após 7 dias? Eu pensava que tínhamos que primeiro assistir à aula, estudar em casa e só depois revisar o conteúdo no dia seguinte. É assim ou temos que revisar o conteúdo logo depois da aula dentro da sala?

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